(Re)construção do Acervo de Currículos dos Cursos de Graduação da UERJ
O DEP é responsável institucional pela análise, implantação e guarda dos processos de reformulação e criação de todos os currículos dos cursos de Graduação da UERJ, licenciatura e bacharelado. Ao longo do processo de estruturação acadêmica tal qual nos conhecemos hoje, a Universidade passou por diversas mudanças curriculares e estruturais que são parte importante da construção histórica e social do nosso Estado. O arquivamento e a consulta desse material até o momento não favorece e/ou viabiliza a consulta e a pesquisa por parte das Unidades Acadêmicas, dos Departamentos, dos alunos de Graduação e de Pós-graduação dessa e de outras instituições. Ao longo dos anos por conta da falta de recursos humanos e de uma gerência que fosse específica para o acervo tivemos um déficit no nosso material arquivado e conseqüentemente uma estagnação nas atividades. Sendo assim, a partir desse projeto esperamos principalmente reconstruir um acervo que tem grande importância bibliográfica para a leitura de nossas estruturas sociais, bem como, realizar um levantamento completo sobre as concepções pedagógicas que levaram cada uma das Unidades Acadêmicas da UERJ a optarem pelos modelos curriculares presentes em nosso acervo. Esse material nos oferece um produto muito rico no que diz respeito às pesquisas pedagógicas, e aos avanços tecnológicos pelos quais passamos década a década.
Disseminar informações é uma importante ferramenta para o crescimento de uma sociedade. Sendo assim, manter as informações presentes em nosso acervo de currículos restritas para a consulta de poucos iria contra tudo aquilo que pregamos na Academia. Julgamos que promover a divulgação de todos os dados que são relevantes e podem fazer a diferença em pesquisas pedagógicas seria uma total incoerência com a filosofia da nossa Universidade. Por isso entendemos que disponibilizar as informações do acervo curriculos para a pesquisa seria um incentivo tanto para a produção de material bibliográfico, quanto para a análise dos nossos currículos de graduação.